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brigadas da energia

O LIGAR pretende contribuir para a criação e organização de Brigadas da Energia, grupos locais responsáveis pela implementação de estratégias de apoio a nível local. São as Brigadas que promovem ações de proximidade junto dos consumidores vulneráveis e que irão atuar na promoção do consumo eficiente de energia.

Em que consistem as ações de proximidade das Brigadas?

Alguns exemplos:

> Diagnosticar as condições das habitações em termos de conforto térmico e eficiência energética, com a colaboração dos seus habitantes, no que respeita às janelas, porta para o exterior, iluminação, sistemas de aquecimento e/ou arrefecimento, entre outros.
> Observar comportamentos e colocar questões sobre os mesmos, procurando compreender as escolhas dos consumidores.
> Identificar, em conjunto com os consumidores, os hábitos e práticas menos eficientes que querem e podem alterar.
> Apoiar na interpretação da fatura energética, nomeadamente potência contratada e tarifa selecionada.
> Identificar as principais oportunidades de atuação, bem como os respetivos benefícios de poupança, conforto e saúde.

Sendo a premissa da ação das Brigadas da Energia a de que as relações de vizinhança, de entreajuda, numa comunidade mais informada sobre este tema, um contributo importante para minimizar os efeitos da pobreza energética, foram realizadas ações de capacitação, esclarecimento e de envolvimento para estas Brigadas que incidiram em aspetos de utilidade muito prática para o universo dos consumidores vulneráveis.

A proposta deixada a cada participante das Brigadas durante as sessões de capacitação realizadas em quase todas as freguesias identificadas como áreas de intervenção piloto, foi a de procurar incorporar, no âmbito da sua atividade regular, ações junto dos consumidores vulneráveis que os ajudassem na redução dos encargos com a fatura energética e em simultâneo promover a melhoria do conforto térmico na habitação e da melhoria da eficiência energética.

Durante as sessões das Brigadas da Energia foram discutidas diferentes estratégias:

> Incorporar a informação no seu dia-a-dia - quer no atendimento, quer nas visitas domiciliárias as famílias e indivíduos. Embora considerem que “ainda” não é um tema prioritário para as famílias, acham que é necessário tentar abordá-lo.
>Utilizar o manual “Energia para Poupar”, uma ferramenta importante, que complementa o que se abordou na formação e que facilitará pesquisas sobre o tema e possibilitará a prestação de esclarecimentos, podendo ser útil para realizar breves exposições e discussões sobre o tema. O manual permite que os participantes tenham algo tangível ao qual podem recorrer e encontrar a informação que lhes foi transmitida, para além de indicações de outros documentos e sites com mais informação.
> Realizar o diagnóstico energético da habitação no que respeita às janelas e portas para o exterior, iluminação, sistemas de aquecimento e/ou arrefecimento, comportamentos, sendo este muito útil para compreender melhor as situações reais em que os consumidores vivem e poder fazer sugestões adequadas.
> Observar comportamentos e colocar questões sobre os mesmos procurando compreender as escolhas e fazer sugestões.
> Apoiar na interpretação da fatura energética, nomeadamente no que respeita à potência contratada da eletricidade.
> Identificar as principais oportunidades de atuação - os principais benefícios da poupança, do conforto e na saúde.

ser um agente local

Para beneficiar de relações já estabelecidas considera-se que os elementos das Brigadas possam ser pessoas que já desenvolvem um trabalho de proximidade com consumidores vulneráveis noutros âmbitos, como é o caso de assistentes sociais, líderes comunitários, membros de associações de moradores, de desenvolvimento local, estudantes, escuteiros, entre outros.
São igualmente, potenciais agentes alocais, profissionais na área de energia e eficiência energética, interessados em partilhar um conhecimento técnico especializado e apoiar o desenvolvimento de medidas locais.

plano de formação

A formação permitirá às Brigadas aconselhar e acompanhar os consumidores vulneráveis na aquisição de conhecimentos sobre o consumo energético eficiente e na mudança de comportamentos.

datas sessões de formação

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